sábado, 13 de setembro de 2008

Livros e leitura



Desde quando éramos criancinhas, ficávamos tentando decifrar o que aqueles códigos, símbolos e formas tentavam nos dizer. Ao longo de todo um processo de acertos e erros, finalmente conseguimos aprender a ler. Um sonho realizado. Ler a placa escrita PARE logo ali na esquina era um luxo, os outdoors então, nem se fala. Começamos com os clássicos Chapeuzinho vermelho, Os três porquinhos, A bela e a fera e assim por diante. Cada palavra fazia nossa imaginação trazer uma imagem diferente.
O brasileiro lê em média 4,7 livros por ano. Uma média baixa se comparado a outros países, como por exemplo a França que chega a 13 livros por ano. Onde foi parar todo aquele entusiasmo que tínhamos quando começamos a ler? É claro que temos as questões do dia a dia que todos nós temos que resolver. Mas e a noite? Será que todas as novelas têm histórias melhores do que todos os livros? Talvez sim para uns e talvez não para outros. Mas o importante é saber que a leitura traz conhecimento, ajuda a melhorar o vocabulário e é cultura. Ler é benefício à saúde mental, um suplemento à mente.

5 comentários:

Stanley Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stanley Marques disse...

Ótimo texto! Quão bom seria se mantivéssemos tal entusiasmo ao longo de nosso vida, mas como ver tevê é mais cômodo, acabamos substituindo as obras, tidas como insubstituíveis, pelas novelas e afins. Uma pena! Estaríamos diante de um retrocesso??

Anônimo disse...

Pena que hoje a leitura foi trocada pelo computador pelo jogos de video-game. Por isso hoje a tanta criança com dificuldade na escrita.

MissCrazyLove disse...

você escreve super bem, parabéns!
=D

Joy Barreto disse...

Pois é, e quando aprendemos a ler, aprendemos que as palavras são mágicas, cujo estas hoje muitos brincam com ela e sem perceber criam um jogo de palavras uma arte indiscritivel, as palavras são instrumentos mágicos e também enriquecedor, e é extremamente incrível o que podemos fazer com estas.

Beijos