sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Campanha contra a Rubéola


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Rubéola teve início no dia 09/08/08. A maior campanha de vacinação já feita no mundo, de acordo com o Ministério, se estende até 12 de setembro. Em São Paulo e Rio de Janeiro a campanha foi prorrogada nesta sexta-feira por mais uma semana.
De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha pode ser prorrogada ainda em outros estados, mas a decisão só deve ser divulgada ao longo do dia. Ainda de acordo com o ministério, a prorrogação é comum em campanhas nacionais de vacinação, pois cada região atua de maneira diferente.No balanço da imunização, segundo o Ministério da Saúde, mais de 51,4 milhões de pessoas foram vacinadas até quinta-feira (11). A meta é imunizar, no total, 70 milhões de brasileiros. O governo informa que, entre os homens, foco da campanha deste ano, 69,31% já foram vacinados. Já as mulheres imunizadas correspondem a 77,69%. Devem ser vacinados homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de todo o país. Nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além de toda população indígena que vive em aldeias, a campanha se estende a indivíduos entre 12 e 19 anos.
A rubéola é A Rubéola ou Rubela é uma doença causada pelo vírus da rubéola e transmitida por via respiratória. É uma doença geralmente benigna, mas que pode causar malformações no embrião em infecções de mulheres grávidas. A transmissão é por contacto directo, secreções ou pelo ar. O vírus multiplica-se na faringe e nos orgãos linfáticos e depois dissemina-se pelo sangue para a pele. O período de incubação é de duas a três semanas; transmissível até 2 meses após a infecção. As manifestações mais comuns são febre baixa (até 38ºC), aumento dos gânglios linfáticos no pescoço, hipertrofia ganglionar retro-ocular e suboccipital, manchas (máculas) cor-de-rosa (exantemas) cutâneas, inicialmente no rosto e que evoluem rapidamente em direção aos pés e em geral desaparecem em menos de 5 dias. ( Fonte:Wikipédia)
Então aproveitem que hoje é o último dia!

4 comentários:

Lazlo Sacuno disse...

já vacinei =)

Walter disse...

eu tb

Walter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Sardinha disse...

Quando fui tomar vacina tinha uma garota de 17 anos chorando pra caramba porque o avô estava levando ela pra tomar vacia à rebelia.

A agulha que usam atualmente é tão fina que quase não dá pra sentir, mas ai vem estas pessoas que tem medo de tomar vacina e contraem todos os músculos do braco, é claro que vai doer.